STI RUNNER

STI RUNNER

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Corrida e natação se complementam.


Muitos corredores são atletas de uma só modalidade, investindo todo o tempo disponível apenas nos treinos de corrida sem ao menos cogitar outras atividades. Especialistas, porém, concordam que isso é um equívoco, uma vez que outras modalidades podem agregar qualidade aos treinos, ajudar a prevenir lesões e melhorar o rendimento do praticante da corridade rua. O melhor exemplo talvez seja a natação. Os exercícios na água complementam o treinamento na rua, pois melhoram a força e aflexibilidade, promovem o mesmo condicionamento cardíaco da corrida normal e ainda auxiliam na preservação das articulações.

Até mesmo atletas de alto rendimento podem tirar proveito desse tipo de cross training, como um meio de reduzir a quilometragem semanal da corrida sem perda de capacidade de resistência e com menor risco delesões por esforço repetitivo. Os treinos na piscina podem ser programados para dias intercalados com a corrida ou mesmo em dias detreino regenerativo, contanto que praticados em intensidade baixa ou moderada. Entre suas outras vantagens, a natação estimula o sistema cardiopulmonar, o que ajuda a emagrecer, e tem efeito motivacional, pois ajuda a acabar com o marasmo de praticar sempre o mesmo tipo de exercício.

Antes de provas ou treinos de corrida mais longos, por outro lado, é recomendável evitar a atividade para manter a musculatura mais descansada.

Fonte: Trainer

Nenhum comentário:

Postar um comentário