STI RUNNER

STI RUNNER

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Quer incluir a natação em sua rotina? Então fique de olho



Para os atletas praticantes de duathlon e triathlon, a boa performance na natação é muito importante para o desenvolvimento da prova e para ganhar tempo em relação aos demais competidores. Porém, o bom resultado depende da regularidade do treinamento, da alimentação adequada e de hidratação, garantindo ao atleta melhor recuperação e adaptação para as provas.
Muitos nutricionistas afirmam que carboidratos devem compor de 55% a 65% da dieta dos nadadores, e para garantir que isso seja atingido deve-se consumir alimentos como frutas, vegetais, pães, cereais, arroz, quinoa, massas, milho, batata, aipim e inhame, já que o exercício prolongado reduz os níveis de glicogênio muscular.
Outro ponto muito importante para o qual o atleta deve estar atento é a hidratação durante o dia. E para ajudar nessa “batalha” separamos algumas dicas de como deve ser feita a nutrição dos nadadores:
É indicado que uma ou duas horas antes do treino o atleta dê prioridade para o consumo de água, carboidratos e evite o consumo de gorduras. Nesse caso o lanche pode ser composto por um suco de fruta ou uma fruta e um sanduíche com queijo magro. Se não puder comer algo assim, é preciso optar por pelo menos uma fruta ou uma barra de cereal. Nunca treinar em jejum!
Durante o treino na água é difícil sentir sede, portanto é importante deixar na borda da piscina uma garrafa com água ou bebida contendo água e carboidrato, que é muito importante durante os treinos com duração maior que uma hora, pois contém carboidratos e sódio que ajudam o organismo a promover maior absorção de água e glicose, melhoram a palatabilidade e repõem as perdas pelo suor.
Após o treino de natação, principalmente dos de alta intensidade e que duram mais de uma hora, além de carboidratos pode ser utilizada proteína para repor o glicogênio muscular e acelerar a recuperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário