STI RUNNER

STI RUNNER

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Conheça truques de maquiagem para esbanjar feminilidade nas provas



As mulheres estão cada vez mais conquistando seu espaço, superando suas marcas e conseguindo altas colocações, mas sem abrir mão de manter a delicadeza e a beleza feminina. Nas provas de corrida, uma das principais marcas da feminilidade é o uso de maquiagens, que vão de nude à bem coloridas. 

A corredora de elite Roselaine Sousa, da equipe do Cruzeiro, tem chamado a atenção nas competições desse ano, e afirma que não abre mão de uma boa camada de rímel, uma sombra, um lápis para ressaltar os olhos e um gloss para hidratar os lábios. “Eu sou apaixonada por maquiagem e se eu não me maquio antes da competição me sinto nua”, diz.

Porém, antes de passar qualquer cosmético no rosto, as mulheres não podem esquecer de manter a pele bem hidratada e usar sempre o filtro solar. “Se não aplicado (o filtro solar), o sol pode fazer com que algumas partes da pele possam ser queimadas, causando manchas, reversíveis, mas desagradáveis”, conta o professor de Imagem Pessoal e Estilismo no curso de Estética e Cosmética da Unip, Felipe Barros.

De acordo com o profissional, também é possível aliar beleza à proteção usando produtos que preservam a pele contra raios UVB e UVA. Em farmácias pode-se encontrar bloqueadores que contém base em sua formulação. A pele negra é a menos agredida com a exposição ao sol, mas também requer cuidados, pois é mais sensível que a pele branca e mais sucessível a manchas. “Com certeza cada pele possui uma composição distinta da outra. Seja por fatores hormonais, de melaninas, pigmentos ou glândulas, que diferem entre um tipo de pele e outro”, afirma Barros.

Saúde- Porém, passar grandes quantidades de produto no rosto e não manter a hidratação durante a corrida não adianta nada. Sem água, a pele tende a absorver mais a maquiagem e ressecá-la, deixando o rosto com um aspecto craquelê. “Uma pele bem hidratada pode até dispensar alguns produtos, como corretivos ou até mesmo bases”, diz o profissional de beleza.

Mas ter todo esse cuidado com a beleza ainda não é uma característica das mulheres brasileiras. Apesar de não abrirem mão de uma boa maquiagem no dia-a-dia, esse zelo com a aparência não é refletido nos pódios. “É raro ver aqui no Brasil atletas maquiadas. Uma vez fui competir no Japão e vi aquelas corredoras muito bem maquiadas, eu pensava que as meninas deveriam ir para a passarela! Na vitória da campeã da Maratona das Olímpiadas de 2008 (a romena Constantina Dita), ela estava com os olhos marcados e eu achei lindo. Essa foi minha inspiração”, conta Roselaine. “Vale a pena dar um up no visual”, completa.

Para aguentar percursos mais longos, o segredo sugerido pelo professor de estética é abusar da maquiagem à prova d’água, pois com o excesso de sal e gordura presentes no suor os produtos tendem a derreter. “A dica é exagerar nos olhos, já que no caso de esportistas a ingestão de água pode borrar o batom”, finaliza Barros.

Dicas- Para não fazer feio nas provas, Barros dá uma dica pra combinar as cores da estação com os tons de pele:

  • Loiras e Ruivas: com a pele branquinha, ficam bem com os tons de ameixa, vibrantes e elegantes.
  • Morenas: para as que têm pele mais bronzeada, a tendência da estação são os caramelos acetinados com marrom esfumado nos olhos.
  • Negras: prefira os tons metálicos, especialmente o ouro velho.
  • Orientais: apostem no laranja e usem lápis marrom-dourado para destacar os olhos. Blushes, de preferência os de textura nacarada (com brilho).

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário