STI RUNNER

STI RUNNER

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O QUE É MELHOR, CORRER DE TÊNIS OU DESCALÇO?



Todos já devem ter visto alguma matéria por aí sobre a nova moda que se alastra pelo mundo: os calçados minimalistas! O mais famoso deles é o "Five Fingers", ou seja, cinco dedos. Ele parece uma luva para os pés e a novidade é justamente não ter tecnologia de amortecimento. Estranho, não é? Em um mundo onde a tecnologia tenta proteger o corpo dos estresses diários, um estudante de design italiano criou um modelo sem nenhuma tecnologia. Tudo bem que ele sofreu muita resitência no começo (2006), mas com o tempo o modelo "diferente" foi consquistando novos adeptos ao redor do mundo.

Mas você já correu descalço? Tente se lembrar da útilma vez que correu assim. Provavelmente irá lembrar que corria pisando com a parte da frente do pé primeiro, ao invés do calcanhar. Isto é uma proteção "involuntária", pois quando corremos descalços, o amortecimento deve ser feito por nós mesmos. Pisando com a parte da frente primeiro, utilizamos a músculatura do tríceps da perna (panturrilha ou batata da perna), que ajuda no amortecimento da corrida. Na pisada tradicional (calcanhar), há uma interrupção brusca do movimento e isto gera um pico de força que pode chegar à 3 vezes o peso do corredor. Veja o gráfico...



Então é isso, onde compro estes tênis minimalistas?
Acalme-se, é preciso cautela! Para quem corre e deseja mudar, a troca deve ser lenta, pois será preciso reaprender a correr. Além de começar a utilizar aos poucos e em momentos do treino, é preciso também fazer um fortalecimento da musculatura, principalmente do quadríceps e das panturrilhas
- Eu quero começar a correr para emagrecer e não acho tênis que me sirva bem, vou tentar com estes, que parecem ser bem confortáveis, ok?
Como sempre digo, a moderação é fundamental. Quem deseja começar a correr porque está acima do peso deve utilizar os tênis com amortecimento, pois neste caso, a carga é muito grande em cima dos músculos e óssos dos membros inferiores.
O assunto é muito extenso, mas se quiserem saber mais sobre este assunto,cliquem aqui. 

Amigos, nosso corpo foi projetado ou adaptado durante milhares de anos para realizar muitas funções com qualidade espantosa. Mas a vida moderna vem nos tirando algumas destas habilidades, e junto com isso, nossa capacidade de realizar tarefas básicas e simples como caminhar e correr. Na minha pequenina opinião, que se perde nas muitas por aí, acredito que a tecnologia as vezes nos protege demais. Nos deixando mais dependentes fisicamente. Já ouviram falar da expressão "filho de vó"? Que é a criança super protegida e extremamente dependente dos outros. Tenho receio da tecnologia utilizada em algumas tarefas do cotidiano, nos deixarem fisicamente como "filhos de vó", incapazes de realizar tarefas simples!

Fonte: http://www.treinoecia.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário