STI RUNNER

STI RUNNER

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Livre do alcoolismo e recomeçando a vida

                                           Taipu conseguiu largar o vício depois que voltou a praticar esporte

A chance de um novo começo. Foi dessa forma que Gilsomar Silva do Nascimento viu a possibilidade de praticar o atletismo após passar por um  grave problema. Dos 20 aos 34 anos de idade, Taipu - nome pelo qual é conhecido e que  homenageia a sua cidade natal, no interior do RN - sofreu com problemas relacionados ao alcoolismo. Hoje, aos 40 anos e 24 quilos mais magro do que na época em que bebia diariamente, garante que está livre da dependência e só tem olhos para as maratonas e a família.
Para Gilsomar do Nascimento, entender o quanto a bebida estava lhe prejudicando demorou. Ele percebeu o ápice do problema quando os seus amigos mais próximos começaram a se afastar. "Eles me tiraram até do time em que a gente jogava. Eu saí quase chorando nesse dia", comentou.

A partir daí, então com 34 anos, Taipu resolveu dar a volta por cima. Veio para Natal em busca de voltar a praticar  o atletismo, esporte do qual foi adepto dos 13 aos 20 anos, quando o prefeito de sua cidade deixou de dar incentivos financeiros. "Se eu tivesse os patrocínios que eu tenho hoje, eu não tinha parado de treinar", comentou.

Já na capital potiguar, encontrou o professor Marcos Gomes em 2006, que lhe ajudou na recuperação do problema com o alcoolismo e preparou Gilsomar para as maratonas. "Considero ele um pai pra mim",  disse o atleta.

Apoiado pela prefeitura de Taipu,  que garante uma ajuda de custo de R$ 200 e de amigos, nesses últimos seis anos, Gilsomar  acumula nada menos que seis participações na Meia Maratona de São Silvestre, a mais disputada do país. Ele se orgulha ainda de ter largado no mesmo pelotão que competidores como Marílson dos Santos. Na São Silvestre do ano passado, Gilsomar da Silva conseguiu a 26ª colocação na sua categoria - que reúne atletas dos 40 até os 45 anos.

Além da São Silvestre, Gilsomar também já participou de maratonas em diversas cidades do RN e do Brasil. Sobre os títulos, ele não tem dúvida de qual sua maior conquista. "O maior prêmio que eu tive foi ter parado de beber", garante. Apesar disso, ele  também guarda com muito carinho a conquista em sua cidade natal e onde foi criado durante grande parte da vida. "Vencer em Taipu foi uma conquista que eu sempre desejei". A consagração veio com a primeira colocação geral em 2007, na corrida da cidade. No ano passado, ele também  conseguiu a 4ª colocação geral na tradicional Corrida do Trabalhador, promovida pelo Sesi.

Durante a entrevista, Gilsomar Silva do Nascimento agradeceu diversas vezes aos amigos que sempre lhe apoiaram nessa luta contra o álcool, ao treinador Marcos Gomes e a ex-atleta Magnólia Figueiredo. Porém, Taipu tem a certeza de que  sem sua força de vontade, jamais teria conseguido se livrar da dependência. Por isso, hoje, com orgulho, não tem dúvidas em bater no peito e dizer: "Eu dei a volta por cima".
Leonardo Erys
repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário