STI RUNNER

STI RUNNER

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Respiração na corrida


Por Fernanda Silva
Veja dicas para respirar melhor durante a atividade física sem prejudicar seu desempenho nos treinamentos e provas 
A respiração durante o exercício físico é um assunto que gera muitas dúvidas nos corredores. Na verdade, não existe um jeito certo ou errado de se respirar. Esse processo deve ser sempre o mais natural possível, de maneira que o atleta se sinta confortável e que não cause danos durante a atividade física. O mais indicado é que a o ar seja inspirado pelo nariz e expirado pela boca.

“É preferível que a respiração ocorra pelo nariz, pois ele oferece todo o suporte de ajuste do ar para o organismo, como temperatura, purificação, etc. Qualquer outra forma de respiração diminui a eficiência deste processo, deixando o corpo mais suscetível a infecções por conta da poluição, por exemplo”, explica o professor Zeca, diretor técnico da Assessoria Esportiva ZTrack Esporte e Sáude.
Entretanto, há atletas que se sentem melhor respirando de outras maneiras. Especialmente aquelas que possuem alguns problemas nasais, como o desvio de septo. Com o tempo, essas pessoas acabam achando a melhor forma de respirar durante a corrida. “Há também atletas que passam a respirar somente pela boca ao atingir uma alta intensidade na corrida. Mesmo assim, isso é particular”, completa o diretor técnico da Trilopez Assessoria Esportiva, Diego Lopez.

A “dor do lado”
Um ponto que pode estar relacionado à respiração é a famosa “dor do lado”. Esse incômodo - que surge como uma pontada na região abdominal, pode acontecer devido uma respiração errada ou esforço excessivo, como tentar correr numa intensidade maior do que se é capaz. Ao sentir esse desconforto o ideal é diminuir o ritmo e expirar mais ar. “Esses problemas durante a respiração podem ser um sinal de que o corpo chegou ao limite. Os mais comuns são a dor no lado, a pulsação elevada e a fadiga muscular”, explica Lopez.

Portanto, sempre respire naturalmente e com conforto, pois o desequilíbrio no processo respiratório só irá diminuir o desempenho e a vontade de praticar o esporte. O professor Zeca indica alguns exercícios para preparar o sistema respiratório antes da corrida:

Fazer inspiração e expiração profundas: fazer 5 repetições
Fazer inspirações e expirações curtas e rápidas: 3x 10 repetições

Nenhum comentário:

Postar um comentário