STI RUNNER

STI RUNNER

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

HIDRATAÇÃO

 
Durante o treino, a maioria dos corredores não ingere líquidos em quantidades suficientes. Essa falta de cuidado pode causar de uma simples queda no rendimento do atleta até uma desidratação severa
Quando se corre em temperaturas elevadas, a sudorese tende a ser maior. Então a desidratação pode ser ainda mais grave, acarretando consequências como o aumento dos batimentos cardíacos e a diminuição do fluxo sanguíneo – comprometendo assim o fornecimento de oxigênio e substrato energético para os músculos que estão trabalhando.
Além disso, ocorre o aumento da temperatura corporal, podendo ocasionar hipertermia e diminuição o desempenho. Para que isso não aconteça, siga as dicas  mantenha-se hidratado durante todo seu treino
É importante que você saiba o quanto de líquidos perde durante o treinamento, por isso se pese antes e após a atividade. Para cada quilo de peso perdido durante o exercício, você deve consumir 1,5 litros de líquidos quando terminar em no máximo 6 horas.
Durante o treino, é fundamental que você aumente a quantidade de líquido que ingere. Beba água mesmo que não esteja com sede, pois seu organismo pode se adaptar a ingerir um volume maior de líquidos.
Você pode utilizar um alarme ou então pedir que seu treinador lembre de que está na hora de ingerir líquidos. É bom tratar, portanto, de ter sempre os líquidos em lugares estratégicos que sejam de fácil acesso. O ideal é ingerir entre 150 e 300 ml de líquidos em intervalos de 15 a 20 minutos, assim você evita desconfortos gastrointestinais.
Com o passar dos dias você irá se acostumar com essa nova rotina e irá notar uma melhora no seu desempenho. Bom treino!
Além disso, em treinamentos mais longos, exigentes, ou em temperaturas elevadas, pode-se associar a utilização de bebidas eletrolíticas, como isotônicos, e outros suplementos que associem a hidratação com a ingestão de sais, carboidratos e proteínas por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário