STI RUNNER

STI RUNNER

quarta-feira, 29 de junho de 2011

A dor lombar e os benefícios do método Pilates

Reclamação relativamente comum em muitos esportistas, a dor lombar pode ser aliviada e prevenida com exercícios funcionais, como os propostos pelo Pilates
Reclamação relativamente comum em muitos esportistas, a dor lombar pode ser aliviada e prevenida com exercícios funcionais, como os propostos pelo Pilates
Antes de qualquer coisa, o profissional deve se preocupar em saber como tratar a individualidade de cada aluno, ou seja, por que ele está sentindo esse desconforto, (dor na região lombar da coluna vertebral) que chamamos também de lombalgia.
A região lombar desempenha um papel fundamental na acomodação dos impactos sobre as vértebras com o peso do próprio corpo, da ação muscular e de forças externas. O desequilíbrio dessa área proporcionará a instabilidade e terá como principal consequência a dor.

A dor lombar atinge cerca de 80% da população adulta e pode estar relacionada com: a postura do aluno como a hiperlordose, a mudança do centro de gravidade na gravidez, a instabilidade articular da coluna, hérnia de disco (ruptura do disco vertebral), desestruturação do disco vertebral, problemas ósseos como osteoartrite, espondilólise (fratura de um ou dos dois lados da vértebra), espondilolistese (fratura e deslocamento da vértebra), tumores, entre outros.
Alguns estudos confirmam que a Fáscia Tóraco Lombar é uma estrutura passiva que apresenta conexão com diversos músculos, comporta a função de suporte mecânico e participa dinamicamente, complementando a ação das outras estruturas estabilizadoras da lombar. Logo, o treinamento para alunos com dor lombar deve ser planejado com ênfase na estabilização.
É verdade que o fortalecimento da parede abdominal ajuda, porém, dados de outros estudos científicos mostram que quem sofre de dores lombares tem um decréscimo de 40% de força nos extensores da coluna em relação às pessoas que são consideradas saudáveis.
Enfim, podemos concluir que o trabalho de equilíbrio e de força muscular mostra-se como uma resposta para o melhor tratamento, assim como o trabalho de abdominais, mas não com mais importância do que os outros grupos musculares.
O método Pilates, por sua vez, tem um papel fundamental na prevenção da dor lombar através de exercícios que são executados por movimentos funcionais, aliviando assim tensões e dores, melhorando a postura, consciência corporal, flexibilidade, força e estabilização do centro (região lombo pélvica) e o aprimoramento do equilíbrio e propriocepção.

Por Rafaela Porto - Coordenadora Técnica Pilates Studiofit   

Nenhum comentário:

Postar um comentário