STI RUNNER

STI RUNNER

domingo, 30 de janeiro de 2011

Guia para atividades físicas seguras na gravidez

Com exceção de situações especiais, gravidez não é motivo para suspensão de atividades físicas. Saiba quais exercícios fazer e em qual intensidade
A gravidez não é motivo para a suspensão de atividades físicas, salvo em situações especiais. Manter-se em bem condicionada fisicamente pode parecer uma preocupação “fútil” para algumas mulheres grávidas, mas manter-se ativa neste período está longe de ser uma opção, ao contrário disto, o exercício físico deve fazer parte da vida da gestante. Ele pode prevenir o ganho de peso excessivo na gestação, o diabetes gestacional, além de facilitar o parto.
Quais atividades realizar? Qual a intensidade? Quais os riscos e contra-indicações?
Este artigo foi escrito com o intuito de trazer aos educadores físicos, responsáveis pela prescrição dos exercícios, e também às pessoas leigas, informações atualizadas sobre a prática de exercícios na gestação. Estas recomendações foram fundamentadas em evidências científicas de trabalhos publicados na literatura médica de boa metodologia, e que trazem segurança a todos os envolvidos neste processo, principalmente a gestante.
Em 2002, o American College of Obstetricians and Gynecologists ( A.C.O.G.), órgão máximo regulador da especialidade nos Estados Unidos, publicou um guia orientador (guideline) desta prática após vasta revisão dos artigos disponíveis na literatura.
Irei expor aqui cada uma das orientações da A.C.O.G. bem como as contra-indicações à atividade física na gestação, fazendo algum comentário quando necessário.
Gostaria também de enfatizar a importância do diálogo entre o educador físico e o obstetra, só assim os exercícios poderão ser prescritos com segurança ou mesmo contra-indicados. Acredito que havendo um embasamento teórico sólido, todos terão maior segurança para acompanhar as gestantes neste período tão importante de suas vidas.
Recomendações da A.C.O.G. para a prática de atividades físicas na gestação e pós-parto
• Durante a gestação não complicada a mulher atleta pode continuar se exercitando e obter ganhos de condicionamento físico mesmo com exercícios de baixa a média intensidade. Esta atividade deve durar pelo menos 30 minutos três vezes por semana.
• Na escolha do exercício a ser realizado deve-se avaliar-se o risco de lesão por contato ou queda. A maioria das atividades é segura, mas não se recomenda atividades onde o risco de trauma abdominal seja alto. Não há consenso sobre se devemos ou não limitar a frequência cardíaca e nem a intensidade dos exercícios para evitar efeitos adversos.
Comentário: A experiência nos permite recomendar que a gestante evite o exercício à exaustão (ex. tiros de corrida, natação ou ciclismo)
• Está contra-indicada a prática de mergulho com aparelho do tipo S.C.U.B.A, devido à imaturidade do sistema circulatório fetal poder expo-lo a maior risco de doença descompressiva.
• Gestantes devem evitar exercícios em que fiquem deitadas com o ventre para cima após a 14ª semana de gestação, assim como longos períodos se exercitando em pé, paradas na mesma posição.
• Devido a alterações fisiológicas no trato respiratório, as mulheres devem ser alertadas sobre a menor disponibilidade de oxigênio para a realização de atividades aeróbicas durante a gestação, e orientadas a alterar a intensidade do exercício de acordo com os sintomas de exaustão a determinado esforço.
• Exercícios em bicicleta estacionária e natação minimizam os riscos de lesão e diminuem as chances de descontinuidade da atividade física na gestação.
• No terceiro trimestre da gestação (após a 28ª semana), o risco de queda é maior, e qualquer atividade que envolva risco mínimo de trauma abdominal deve ser evitada.
Comentário: No terceiro trimestre da gestação os melhores exercícios aeróbicos são a natação ou a hidroginástica. Muito cuidado com a temperatura da água da piscina. Se ela estiver muito quente pode haver queda da pressão arterial e sensação de desmaio. Alerte o professor (a), interrompa o exercício e apoie-se na borda da piscina imediatamente.
• A gestação requer 300kcalorias adicionais por dia. Mulheres que se exercitam na gestação devem ter o cuidado de consultar a nutricionista para adequar sua dieta.
• Para adequada disperção de calor deve ser feita reposição hídrica e utilização de roupas adequadas.
• Durante o período de aleitamento o exercício quando realizado de baixa a média intensidade reduz os riscos de depressão pós-parto e a perda de peso materno em ritmo moderado não reduz a produção do leite.
Conta-indicações para a prática de atividades físicas na gestação
• Doença cardíaca grave
• Hipertensão Arterial induzida pela gestação
• Doença pulmonar restritiva
• Incompetência istmo-cervical
• Gestação gemelar
• Risco de parto prematuro
• Sangramento persistente no segundo e terceiro trimestres
• Placenta prévia após a 26ª semana de gestação
• Restrição de crescimento fetal intra-uterino
• Arritmia cardíaca materna de causa desconhecida

Nenhum comentário:

Postar um comentário